terça-feira, 9 de março de 2010

Células tronco

O que são as células-tronco (stem cells)?

Células-tronco são células que tem potencial de diferenciação em diversos tipos celulares do organismo, como células musculares, hemácias ou neurônios. Estas células têm capacidade de reparar e substituir as células danificadas ou degeneradas do organismo.

Por que a terapia com células-tronco é importante?

Os cientistas projetam enormes benefícios a partir da pesquisa com células-tronco e antecipam que esta prática irá revolucionar a Medicina. As células-tronco podem também resultar em desenvolvimento de tecidos e órgãos saudáveis, permitindo a substituição de partes do organismo danificadas ou doentes. Já estão sendo obtidos benefícios clínicos a partir de terapias baseadas em células, uma vez que já somos capazes de tratar com sucesso várias condições clínicas como: doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, câncer, hipertensão, artrite, esclerose múltipla, etc., no conforto do consultório. Entretanto, serão necessárias décadas de pesquisas dedicadas para revelar o pleno potencial das células-tronco para que a promissoras áreas da Medicina Regenerativa e Terapia Celular se tornem realidade.

Quais são as aplicações clínicas das células-tronco?

Atualmente são utilizados órgãos ou tecidos transplantados de doadores, mas infelizmente o número de pacientes que necessitam de transplante excede o número de órgãos disponíveis. Células-tronco pluripotentes são obtidas a partir de sangue e medula óssea de doadores autólogos e constituem uma fonte renovável de células e tecidos para o tratamento de uma série de doenças e condições clínicas incapacitantes, como doença de Parkinson, esclerose amiotrófica lateral, lesão de medula espinhal, queimaduras, doenças cardíacas, diabetes e artrite.

5 O que é a terapia com células-tronco?

É um tratamento usado com células tronco adultas para o tratamento de certas doenças. As células-tronco são obtidas do sangue, da medula óssea ou do tecido adiposo do próprio paciente.

Quanto tempo depois do início do tratamento com células-tronco os pacientes notam algum benefício?

Depende da resposta individual, mas os primeiros sinais de melhora são geralmente percebidos em 10-14 dias. Entretanto, mudanças são geralmente observadas depois de 30 dias

0 comentários:

Postar um comentário